Unhas fracas que descamam




Unhas fracas que descamam... Reclamações que são mais comuns do que se possa imaginar. Saiba por que suas unhas estão assim e o que fazer para melhorá-las.

As unhas dependem, para sua formação, de uma produção enorme de células cheias de uma proteína chamada queratina. Sempre que algum problema interfere com esse processo de formação de células, na matriz ungueal, as unhas começam a perder seu aspecto normal. Ficam foscas, irregulares, podem ter descamações e quebram com facilidade.

Um dos sinais de que algo não está bem são as terríveis descamações das camadas de queratina. As unhas podem descamar geralmente por envelhecimento ou por agressão química ou mecânica, como, por exemplo, o manuseio de produtos químicos muito ácidos ou alcalinos. Elas também podem descamar ao serem acometidas por doenças como micose, psoríase e desnutrição; esmaltação muito seguida também contribui para esse enfraquecimento; o recomendado é dar um intervalo de dois a três dias antes da próxima esmaltação.

Para prevenir-se deste problema, procure usar hidratantes para unhas, deixar as unhas respirarem entre uma esmaltação e outra e evitar remover cutículas, é importante usar luvas sempre que for manipular produtos como tinturas, sabões, detergentes, removedores e até adubos de jardinagem, para evitar o contato com ingredientes nocivos e o trauma sobre as cutículas.

Uma dica

O hipoglós com óleo de amêndoas é um bom aliado das unhas. Misture uma pontinha do produto em um vidro de base comum e passe nas unhas antes da esmaltação uma vez por semana.

PARA TODAS AS MAMÃES: PILATES PARA TODAS AS IDADES!

Por: Patricia Vieira Pilates é ideal em qualquer fase da vida, assim nunca é tarde ou cedo para começar a praticá-lo. Os benefícios em...