As aulas voltaram e com elas as lições de casa!!!!!!!!!



Ao iniciar o ano letivo a animação é geral, colegas novos, matérias novos, novidades para contar...Porém o entusiasmo dura pouco quando a rotina de trabalhos e lições de casa iniciam e passam a ser motivo de conflito entre pais e professores.

Os conflitos muitas vezes acontecem porque os pais queixam-se que as lições são demasiadamente longas e não dispõem de tempo e muitas crianças não conseguem realizá-las sozinhas sem o auxílio de um adulto.

As lições de casa têm uma função pedagógica importante: para os alunos ajudam a reforçar o conteúdo aprendido em sala de aula, desenvolvem autonomia, organização e hábito de estudo. Para o professor ajuda-o a verificar as dificuldades do seu aluno e consequentemente como poderá ajudá-lo. E para os pais é uma maneira de acompanhar o que a escola está ensinando para o seu filho. Porém as lições devem ser claras, objetivas e bem direcionadas.

O professor deve ter claro que se o seu aluno não consegue obter êxito em algum conteúdo em sala de aula fica obvio que em casa encontrará os mesmos obstáculos. O importante é qualidade e não quantidade de atividades cobradas. A lição deve proporcionar prazer para aquele que a está realizando.

Para evitar conflitos é importante um bom relacionamento entre os pais e a escola. O diálogo é sempre importante onde todos podem colocar suas dúvidas e dificuldades. Em alguns casos a escola precisa ser flexível e adequar à lição as condições de aprendizagem que seu aluno se encontra. Afinal nem todos caminham no mesmo ritmo.

Seguem algumas dicas para os pais auxiliarem seus filhos nas lições de casa:

Ajude nas tarefas: ajudar não é fazer por ele! Dê instruções curtas e claras.

Estabeleça uma rotina e defina metas: designe uma área específica e um horário fixo de estudos.

Diminua as distrações: música alta, jogos de computador e televisão podem causar excesso de estímulo.

Estipule pequenos objetivos por vez: tenha em mente pequenos e constantes progressos, em vez de algo rápido.

Decida de comum acordo quem ajudará no dever de casa: ou o pai ou a mãe poderá funcionar melhor com uma determinada criança.

Instruções claras: os pais devem dar instruções claras pedir a opinião do filho e conquistar sua confiança.

Inicie pelo sucesso: comece o dever de casa fazendo com que a criança complete antes os problemas mais fáceis para estabelecer o sucesso e o estímulo.


Comentários orientados pela tarefa: faça com que seus comentários sejam sempre orientados pela tarefa. A solução de um problema pode ser evidente para você, mas não para seu filho.


Aceite a resposta de seu filho como sincera: é importante aceitar todas as respostas do filho como sinceras. Se uma rotina para fazer o dever de casa não estiver funcionando, tente alterná-la .

Não deixe que deficiências de leitura, escrita interfiram nas tarefas: a lição pode se transformar numa lição de correção de leitura. Isso é improdutivo.

Evite correções excessivas: procure erros recorrentes e aponte-os. Correção excessiva leva a baixa estima.

Seja honesto e sensível ao oferecer ajuda: procure e reforce o que há de melhor em seu filho. Elogie seu filho pelo seu esforço.

Lembre-se: seu filho é único, com valores, habilidades e capacidades específicos. Se orgulhe disso, alimentando e reforçando o que existe de positivo nele. O momento da tarefa deve ser prazeroso e os pais são os responsáveis para que isso aconteça.

Elisângela da Cruz Liston
Psicopedagoga Clínica
(46) 3524-5245

PARA TODAS AS MAMÃES: PILATES PARA TODAS AS IDADES!

Por: Patricia Vieira Pilates é ideal em qualquer fase da vida, assim nunca é tarde ou cedo para começar a praticá-lo. Os benefícios em...