Saúde bucal: entender para alcançar



A odontologia faz parte do nosso dia a dia mais do que imaginamos. A saúde bucal interfere no nosso bem estar, estando relacionada com a estética, mastigação e saúde em geral. O interesse principal dos próximos artigos é trazer a todos a odontologia de forma ampla, relacionando a mesma com os nossos hábitos rotineiros.

A cavidade bucal tem sido amplamente estudada e suas descobertas vem trazendo inúmeros benefícios aos pacientes. A saúde bucal devolve às pessoas a vontade de sorrir, resgata a auto-estima e principalmente restabelece funções adequadas para uma correta alimentação.

Graças às pesquisas de estudiosos da área, os pacientes têm acesso às melhores técnicas. Na estética dentária, desde resoluções simples como restaurações, porcelanas, clareamentos e piercings dentários. Já a ortodontia se renova a cada dia com uso desde o tradicional aparelho metálico, os autoligados, estéticos de porcelana, placas alinhadoras para leves correções, uso associado de minimplantes e até mesmo o uso de aparelhos que auxiliam nos casos de distúrbios do sono, como ronco e apnéia. Há também estudos importantes para esclarecer as alterações ósseas de difícil correção e a necessidade de intervenções cirúrgicas, implantes e enxertos ósseos.

É desvendando as multifunções da nossa boca que vamos conhecer as relações relevantes que estão presentes entre a nossa arcada dentária e a nossa alimentação, respiração e hábitos deletérios, como chupar dedo, respiração bucal, entre outros. Desta forma entenderemos as alterações que poderão ocorrer com o passar dos anos, como perdas ósseas, exposição de raízes, sensibilidades e xerostomia (redução de volume da saliva produzida e disfunção das glândulas salivares).
É muito importante entender e conhecer as conseqüências bucais que surgem com o uso de medicações, fumo ou na presença de doenças sistêmicas como a diabetes.

A evolução ocorre em todas as áreas, e na odontologia especialmente, percebe-se uma grande evolução no conhecimento e na preocupação com a prevenção, desde os cuidados com a dentição decídua (“dentes de leite”), desde como realizar a higiene adequadamente, importância da amamentação não só pelos benefícios nutricionais, mas também em como ela interfere no desenvolvimento da arcada dos bebês e, sempre em discussão, a preocupação do uso ou não de chupetas e mamadeiras.

Muitas coisas para conhecer, entender e usufruir. Vamos discutir juntos a cada nova edição e aprender mais sobre nosso corpo e especificamente sobre nossa cavidade bucal e suas íntimas relações com o organismo como um todo e com nossa saúde física e emocional.

Dra. Alessandra Rose Cordasso
CRO 14.726
Especialista em Ortodontia e odontopediatria

PARA TODAS AS MAMÃES: PILATES PARA TODAS AS IDADES!

Por: Patricia Vieira Pilates é ideal em qualquer fase da vida, assim nunca é tarde ou cedo para começar a praticá-lo. Os benefícios em...