Por: Patricia Vieira |
Pilates é ideal em qualquer fase da vida, assim nunca é tarde ou cedo para começar a praticá-lo. Os benefícios em crianças e idosos são até mesmo temas de pesquisas, em que são descritos com os mais variados benefícios desta prática, principalmente em idosos que com o tempo perdem o tônus muscular e começam a ter dificuldades em se locomover devido as constantes perdas de equilíbrio, comuns na idade. E para as mamães de plantão, a indicação para estas inicia se desde a gestação.
PILATES PARA GESTANTES:
Como qualquer prática de atividade física para gestantes, o Pilates deve ter liberação médica, onde o médico deve avaliar as condições gerais da paciente. Na mulher grávida os benefícios do Pilates são inúmeros, dentre eles podemos destacar o controle de peso, ideal nesta fase, já que mulheres costumam engordar na gravidez. Sensação de bem-estar, tranquilidade, flexibilidade e também fortalecimento do abdômen são outros benefícios do Pilates, já que pode ajudar durante o parto. O Pilates também pode auxiliar no controle da dor, pois é comum as mulheres reclamarem de dores nas costas e articulações durante a gravidez.
Pilates pós parto: com o nascimento do bebe, a mulher, agora mamãe, tem que correr atrás “dos danos”, relacionados ao seu corpo, e cuidar da sua saúde é algo essencial para cuidar do seu bebe.
Geralmente, os exercícios no período pós parto, podem ser recomendados 30 dias após o parto normal e 45 dias após a cesariana, se não houver complicações, porém é sempre interessante receber a aluna somente com autorização médica, assim você terá certeza que ela estará apta para se exercitar. E normalmente a principal queixa destas pacientes é o abdômen, uma das regiões que mais merecem atenção no pós parto, alterações posturais que ocorrem durante a gestação também podem ser trabalhadas no pilates.
DOS 20 AOS 30 ANOS
É nessa etapa da vida que somos mais beneficiados. Nosso metabolismo corporal está acelerado facilitando assim os resultados buscados com a prática de exercícios físicos e a perda de peso acontece com maior facilidade (vale ressaltar que o pilates é anaeróbico, então para o emagrecimento é indicado associar alguma modalidade aeróbica).
DOS 30 AOS 40 ANOS
Momento certo para se cuidar com mais intensidade e dedicação. A partir dos 30 anos o risco de aparecerem doenças relacionadas ao coração, especialmente em pessoas sedentárias e que não possuem hábitos alimentares adequados aumenta. É nessa fase que a mulher atinge o auge da vida: está madura, capaz, segura, preocupando-se com o bem estar pessoal. Nesta fase também ocorre uma perda sutil de massa muscular nessa fase e a cada década um pouquinho.
Pilates para idosos: O Pilates é ideal para idosos, pois ajuda o idoso a ter uma maior consciência corporal, melhorando o equilíbrio, o que pode evitar muitas quedas e também fortalecer a musculatura já enrijecida pela idade. Além disso, há uma melhoria na circulação sanguínea, o que diminui os espasmos musculares, sem contar uma melhora na respiração. Como em qualquer prática de exercícios, o idoso deve passar por uma avaliação médica antes de praticar Pilates. Em casos de osteoporose, que é uma doença que provoca fraqueza óssea, o Pilates também demonstra alguns resultados positivos, já que aumenta a flexibilidade e reduz as dores nas costas.
Como vimos o Pilates é indicado para todas as idades, então já está mais que na hora de se cuidar!!!