PILATES NA MENOPAUSA: VIDA SAUDÁVEL E FELIZ!

Por: Patricia Vieira




A prática de exercícios de Pilates na menopausa pode amenizar seus desconfortos.

A menopausa é um dos eventos biológicos mais importantes na vida da mulher e acontece, geralmente, durante a sua fase madura, entre os 45 e 55 anos. Essa é a fase de muitas alterações no corpo feminino que, naturalmente, refletem também na mente.

SINTOMAS DA MENOPAUSA

Redução da atenção e da memória, aumento considerável de ondas de calor e transpiração, ansiedade, irritabilidade e cansaço, surgimento de suores noturnos (prejudicando o sono), diminuição da libido ou desconforto durante as relações sexuais, redução da elasticidade da pele (em especial da face e do pescoço) fragilidade dos ossos (em decorrência do aumento da porosidade) e outros tipos sintomas podem estar associados à menopausa. Mas é importante lembrar que a menopausa é uma ocorrência natural do ciclo de vida das mulheres e os sintomas podem variar de mulher para mulher. Nem todas apresentam sintomas no decorrer desse período ou desenvolvem os mesmos sintomas e nem com a mesma intensidade.

OS BENEFÍCIOS DO PILATES NA MENOPAUSA



Nessa fase, o estilo de vida deve sofrer mudanças com hábitos mais direcionados de alimentação que incluam uma dieta rica em alguns tipos específicos de vitaminas e outros componentes que auxiliam na carência de estrógenos e progesterona. Também é importante o corte de álcool, fumo e outras drogas e a inclusão de atividades físicas na rotina, pois o sedentarismo intensifica os sintomas da menopausa.
Durante a menopausa ocorre uma perda de massa óssea, ou seja, é fundamental que os exercícios realizados sejam contra a resistência, como é o caso do Pilates que também tem como foco o alinhamento da postura. Com exercícios específicos e adaptados para as mulheres na fase adulta, na menopausa e na pós-menopausa, a técnica pode oferecer diversos benefícios às diferentes necessidades:

– Ajuda a combater o estresse, a ansiedade e a irritabilidade;
– Ameniza os sintomas típicos da variação hormonal: TPM, enxaquecas e retenção de líquidos;
– Aumenta a massa magra e a massa óssea;
– Age na manutenção da força muscular;
– Atua na prevenção e no tratamento da osteoporose e da incontinência urinária;
– Melhora a disposição, reduzindo o cansaço e a insônia;
– Aumenta a capacidade de concentração e equilíbrio que ajuda a melhorar o desempenho e a evitar contusões;
– Melhora a auto-estima, importante em qualquer fase da vida, inclusive na menopausa, devido às diversas mudanças do corpo com efeitos na mente.

E acima de tudo o método do Pilates é uma experiência para o corpo e para a mente, o que trará benefícios físicos, emocionais e mentais



PARA TODAS AS MAMÃES: PILATES PARA TODAS AS IDADES!

Por: Patricia Vieira Pilates é ideal em qualquer fase da vida, assim nunca é tarde ou cedo para começar a praticá-lo. Os benefícios em...