Novas técnicas e produtos fazem a barba voltar ao protagonismo da moda masculina







Congresso de barbeiros da Paraná Beauty Festival está atualizando profissionais da área. Para complementar, expositores oferecem produtos voltados à beleza dos homens

Ela voltou. E voltou com tudo! A barba deixou de ter aquela “pegada antiga” e agora é cobiçada pelos homens (e adorada pelas mulheres!). Esqueçam aquele aspecto de desleixo que a barba representava antes: agora, uma barba bem feita é sinal de modernidade e estilo.

E isso se reflete na procura pelas barbearias: as velhas salinhas de barbeiros se transformaram em grandes empreendimentos. Jacy Cordeiro, responsável pela ABC Cosméticos de Cascavel, empresa expositora da Paraná Beauty Festival, sabe bem disso. “Percebi uma queda expressiva na procura por barbeiros entre os anos de 1996 e 2000, mas agora o retorno foi intenso”, comenta.

Dá para notar essa expansão do mercado da barba passando pelos estandes da maior feira de beleza do Sul do Brasil. São muitos os produtos voltados para a beleza masculina. A empresa Pedra D’água, de Guarapuava, trouxe a marca Macho-Lândia, que possui a “Barbaterapia”, linha de quatro produtos para tratar a pele e a barba: esfoliante que limpa profundamente e previne o aparecimento de espinhas, gel que previne a irritação da pele, lifting que promove uma espécie de drenagem linfática e sela os poros, recupera o aspecto aveludado da pele, melhora a circulação e fortalece a barba, além de um hidratante pós-barba com ação antisséptica esterilizadora e antibacteriana.

E o que seria de um barbeiro sem uma tesoura, né? Por isso, a Stylo In, empresa de São Paulo que está há 21 anos no ramo, trabalha com tesoura de até 9 polegadas e está apresentando a novidade da tesoura de fibra de carbono, que é bem mais leve e por isso dá mais praticidade para o profissional.


É por essas e outras vantagens que Rafael Rodrigues Dias, morador de Foz do Iguaçu, mudou completamente a área de atuação. Ele era motorista e segurança, chegou a estudar para concurso, mas por indicação de um amigo fez um curso de barbeiro em 2015 e se encantou. “Desde então passei a trabalhar em uma barbearia e estou me especializando na área. Estou realizado, vivo melhor, porque o ambiente de barbearia tem uma ‘vibe’ muito boa”, comenta Rafael. Para se atualizar, ele está participando do Congresso de Bar, Cabelo e Bigode, da Paraná Beauty Festival, que teve Willy Moraes, como um dos palestrantes.


Willy, mais conhecido como “el Peluquero Peligroso”, tem 20 anos de barbershop e um arsenal de técnicas com máquinas, tesouras, lâminas e navalhas. Já rodou o mundo em busca de conhecimento e inspiração. Em sua cadeira já passaram artistas e bandas famosas, como NX Zero, Pitty e, até mesmo, celebridades internacionais, como Adam Levine, do Maroon 5. E a barbearia, para ele, é um estilo de vida. “Vamos parar de vender serviços de cabelo e vamos vender experiências”.

PARA TODAS AS MAMÃES: PILATES PARA TODAS AS IDADES!

Por: Patricia Vieira Pilates é ideal em qualquer fase da vida, assim nunca é tarde ou cedo para começar a praticá-lo. Os benefícios em...