Para conquistar a pele ideal, o cabelo perfeito, unhas impecáveis, muitas vezes, a gente apela para produtos que não são tão benéficos para a saúde, né?! A composição de alguns cosméticos pode trazer substâncias químicas que, por um lado, ajudam a conquistar melhores resultados em curto prazo, mas por outro, estão cheias de contraindicações.
É por isso que existem profissionais que estudam a fundo substâncias naturais capazes de substituir a química. Durante o Congresso de Estética da Paraná Beauty Festival, maior feira de beleza do sul do Brasil, a pesquisa e produção de cosméticos naturais foi um dos temas abordados.
Dr. Marcelo Schulman, farmacêutico mestre em Dermofarmácia pela Universidade de Barcelona, é um engajado pesquisador da área de cosméticos naturais e foi um dos palestrantes do congresso. Nascido e formado na Argentina, Dr. Marcelo veio para o Brasil há mais de 30 anos e se tornou uma referência em cosmetologia. É fundador e presidente da Vita Derm Hipoalergênica, indústria de tratamento cosmético e do ISIC (Instituto Schulman de Investigação Científica), que analisa a eficácia dos cremes e estuda novas fórmulas para o mercado da beleza.
“A novidade deste ano é o esmalte hipoalergênico, dermatologicamente testado, livre de tolueno e formaldeído e dibutilftalato (DBP), componentes que podem causar danos à saúde. Foram retirados da fórmula sem causar prejuízos a fixação e qualidade do produto”, comenta Schulman, descrevendo o item que pode ser encontrado no estande da Vita Derm, que trabalha com produtos hipoalergênicos reconhecidos pela Anvisa.
Outros estandes também apresentaram novidades do setor. A Salvatore trouxe todas as linhas livres de formol. São produtos para cabelo produzidos à base de Tanino, polifenol de origem vegetal que pode ser encontrado em muitas espécies de plantas. O destaque é a linha de alisamento sem uso de produtos químicos.
Já a Bio Ativos, distribuidora Bio Extratus para as regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Oeste e Campos Gerais do Paraná, está apostando no poder do abacate para reverter danos causados pelos procedimentos químicos e pelo excesso de uso de secador e chapinha. A fruta tem alta concentração de vitamina E e é a protagonista da linha Pós-Química, que contém também jojoba, óleo de palma e D-Pantenol. “Os produtos proporcionam reparação, proteção, reposição da lubricidade, controle do frizz e nutrição intensa”, explica Letícia Fabian Barbosa, diretora da Bio Ativos.