A magia do circo vai tomar conta de Cascavel quando os palhaços Batata Doce e Turino entrarem em cena. Mas esse não é um espetáculo convencional! Prepare-se para gargalhar numa peça que mistura duas artes populares: a linguagem teatral e os elementos do circo. A Companhia “Os Palhaços de Rua”, de Londrina, está entre os grupos selecionados para o Festin, 1º Festival de Teatro Infantil de Cascavel, que acontece entre os dias 25 e 30 de abril.
Criado por meio de um intenso trabalho de pesquisa, "Números" é um espetáculo que nasceu nas salas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2013. Adriano Gouvella e Lucas Turino se encontraram durante a graduação e uniram a prática que já tinham na dramaturgia com os estudos que desenvolviam na faculdade.
Juntos, assumiram a missão de levar o riso a quem quer que seja e onde quer que seja! Inúmeras experimentações fizeram parte do trabalho de montagem da peça. “Foram realizadas saídas de palhaço em feiras livres e no calçadão da cidade em horários de pico de trânsito de pessoas, investigando possibilidades de criação de jogo com os pedestres e testando a cenografia que compunha o espaço. Levamos objetos para experimentar as funcionalidades e as improvisações que surgiam, interferindo assim na ordem cotidiana. Essas performances acabavam cativando as pessoas”, conta o ator Adriano Gouvella.
Imagine tudo isso junto: malabares, fios, uma galinha de borracha, um pedestal de microfone, um carrinho de supermercado e fogo! Quanta história engraçada não pode surgir disso, hein?! Como é baseado nas interações e no improviso, o trabalho foi amadurecendo ao longo do tempo. Além do Paraná, o espetáculo já passou por estados como Acre, Rondônia, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, totalizando cerca de 80 apresentações para quase 50 mil pessoas.
O público cascavelense também vai ser incluso nessa lista, porque a companhia “Os Palhaços de Rua” está chegando para animar o Festin. “A proposta de aproximar o teatro das crianças é muito importante para o processo de acessibilidade, compreensão, enriquecimento cultural e valorização da arte e da cultura desde a infância. Assim podemos formar adultos com mais compreensão de mundo, amor ao próximo, bom senso, pessoas com mais capacidade de crítica e reflexão sobre si próprias e sobre o meio social, ajudando na construção de uma sociedade mais justa e humanitária para todos”, comenta Adriano.
Então, faça o bem para suas crianças e as leve para aprender enquanto brincam e se divertem! Escolha a hora e o local que mais te agradam: a peça “Números” será apresentada no dia 29 de abril às 10 horas em frente à Catedral e no dia 30 de abril às 14h30 no Lago Municipal. Para conferir a programação completa do festival, acesse: www.festincascavel.com.br.
O festival
O 1º Festival de Teatro Infantil de Cascavel tem como proposta incentivar o “consumo” e a prática teatral entre as crianças. O evento é aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), Lei de Incentivo à Cultura do Paraná e incentivado pela Copel – Companhia Paranaense de Energia, com apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura de Cascavel. Também tem o apoio cultural da Sanepar, Celeiro Grãos da Terra, Viação Garcia, Panificadora Jardim Cristal e Pastelaria Mello's. A ideia é promover um intercâmbio entre artistas e levar espetáculos infantis às escolas, praças e espaços teatrais.